É notório que, ao longo dos anos, a mulher vem buscando seu espaço em todas as áreas e profissões, conquistando e afirmando seu lugar na sociedade e no mercado de trabalho. E por que haveria de ser diferente no circo, no teatro e no ofício do palhaço? Nos espetáculos circenses era comum vê-las em trapézios, em cima de elefantes, sempre ligadas à figura da beleza e do fascínio, mas no momento das entradas de palhaço, as portas estavam fechadas para elas. Os tempos mudaram e hoje temos mulheres assumindo as mais diversas funções, inclusive a de palhaça, atuando em circos, teatros e ruas. O coletivo Sampalhaças é o encontro de palhaças de diferentes escolas e gerações, que pesquisa a comicidade feminina, buscando a piada, o jogo e a dramaturgia do universo da mulher através do olhar da própria mulher.
QUEM SOMOS
O coletivo foi criado em 2013 pelas artistas/palhaças Alessandra Siqueyra, Juliana Gontijo, Juliana Ferreira, Layla Ruiz, Luciana Viacava, Monique Franco, Paola Mussati, Suzana Aragão, Tereza Gontijo, Val de Carvalho e Vera Abbud Todas residentes na cidade de São Paulo, daí o nome Sampalhaças. A união se deu a partir do convite feito à palhaça Val de Carvalho que reuniu as artistas para a participação no evento “Palhaçaria Paulistana”, realizado pela Cooperativa Brasileira de Circo, que em sua 7a edição prestou homenagem à “Mulher Palhaça”. No evento, todos os números cômicos foram realizados por mulheres que se apresentaram em cenas ou como mestres de cerimônias. Neste evento o coletivo realizou um cabaré e um cortejo cômico-musical, que circulou pelas ruas de São Paulo. A partir daí, o movimento foi tomando corpo, e em 2014, foi convidado a participar da programação especial em comemoração ao mês da mulher no evento “PalhaçAs - com A maiúsculo”, promovido pelo Sesc Santo André. Novamente, ocorreram as apresentações do “Cortejo Sampalhaças” e do “Cabaré Sampalhaças”. Neste mesmo ano, o Sampalhaças foi contemplado pelo Edital Proac de montagem/circulação de espetáculo de circo com o “Cortejo Sampalhaças”, onde fez uma reestreia com novas músicas e identidade visual, com direção geral e musical de Fernando Escrich e figurinos de Christiane Galvan.
CORTEJO CÊNICO SAMPALHAÇAS
No cortejo cênico as palhaças realizam um trajeto pré determinado, onde interagem com a plateia através de músicas, cenas tradicionais circenses e coreografias. O repertório é variado, fruto de uma pesquisa que recupera canções particulares da história das atrizes/palhaças, além de músicas da cultura popular e músicas especialmente criadas pela direção do espetáculo, criando um en- trelaçamento poético que parte dos universos individuais para atingir o coletivo.
ficha técnica
Criação coletiva Direção geral e musical: Fernando Escrich Elenco: Alessandra Siqueyra, Layla Ruiz, Luciana Viacava, Monique Franco, Paola Mussati, Suzana Aragão, Tereza Gontijo, Vera Abbud e Gabi Zanola (atriz substituta). In Memoriam: Juliana Gontijo Figurino: Christiane Galvan Produção: Leelas Produções Artísticas Produção executiva: Laila Guedes
(O Cortejo Cênico Sampalhaças é realizado com um número entre 7 e 10 palhaças.)